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O nosso time diretor:

Conheça o escopo de cada uma das funções da nosso diretoria

Representar a APMFC extra ou juridicamente; Ser membro do conselho diretor da SBMFC; assinar atas e outros documentos de caráter formal importante ou legal, sempre junto à diretoria administrativa ou quem for pertinente para o cargo; Assinar acordos ou convênios com entidades, junto à diretoria administrativa; assinar cheques e realizar procedimentos e transações financeiras, junto à diretoria financeira ou vice-presidência; Prestar contas das atividades financeiras junto à diretoria financeira; comparecer às reuniões do Conselho de representantes da APM; Informar à diretoria os assuntos discutidos no conselho da SBMFC. 

Suceder a presidência em caso de vacância do cargo; Assinar cheques e realizar qualquer outro procedimento ou transação financeira, juntamente com o presidente ou a diretoria financeira, mas somente na impossibilidade temporária dos mesmos. 

Coordenar os serviços de secretaria e a rotina administrativa da Associação; Organizar o arquivo de correspondência e documentos da entidade; Assinar acordos e convênios, juntamente com o Presidente, sempre que for o caso; Secretariar e redigir as atas de reuniões da Diretoria e da Assembléia Geral, fazendo a sua leitura na reunião seguinte; Redigir os relatórios da Diretoria, podendo contar com o apoio de outros membros da Diretoria para tal; Assinar as atas, bem como atos importantes emanados da Diretoria ou da Assembléia Geral, juntamente com o Presidente; Estudar questões dúbias ou não previstas nos Estatutos, propondo à Diretoria alternativas de solução ou de encaminhamentos a respeito; Responder sobre questões estatutárias, e sobre as demais normas da Associação, a membros e a quem mais for pertinente. 

Acompanhar os serviços da secretaria; Organizar o arquivo de correspondência e documentos da entidade; Assinar acordos e convênios, juntamente com o presidente, sempre que for o caso; Secretariar e redigir as atas de reuniões da diretoria e da Assembleia Geral, fazenda a leitura na reunião seguinte; Redigir os relatórios da diretoria, podendo conter apoio de outros membros da diretoria para tal; Assinar as atas, bem como atos importantes emanados da Diretoria ou da Assembléia Geral, juntamente com o presidente; Estudar questões dúvidas ou não previstas nos Estatutos, propondo à diretoria alternativas de solução ou de encaminhamentos a respeito.

Incentivar a filiação de novos membros para a Associação através de ações de comunicação; Colaborar para o desenvolvimento cultural dos membros e divulgar, juntamente com o Diretor de Tecnologia da Informação, as ações da Associação, buscando o contínuo aprimoramento da imagem da entidade e da especialidade; Viabilizar contatos com outras instituições, juntamente com o Diretor Científico e o Diretor de Comunicação ou individualmente, no intuito de realizar atividades conjuntas; Responsabilizar-se pela remessa de correspondências de divulgação aos membros, com texto elaborado pela Diretoria ou por ele, com a aprovação da mesma onde sejam previstos e ainda não existirem; Responsabilizar-se pelos meios de comunicação e divulgação da Associação; Representar a Associação perante os órgãos de comunicação e outras instituições, juntamente com o Presidente ou outros membros da Diretoria, ou individualmente; Desenvolver, juntamente com o Presidente ou outros membros da Diretoria, as relações da Associação com entidades congêneres; Responsabilizar-se pela remessa de correspondências, via correio eletrônico, de divulgação aos membros, com texto elaborado pela Diretoria ou por ele, com a aprovação da mesma.

Orientação quanto ao concurso para obtenção do título de especialista em Medicina de Família e Comunidade, organizado e aplicado pela SBMFC. Contato com secretarias e entidades organizadoras de concursos para indicar a contratação de MFCs titulados, assim como inserir o título e/ou residência como um pré-requisito para contratação e efetivação. 

Promover o desenvolvimento científico da especialidade; Tratar de assuntos científicos, em nome da Associação; Estimular a formação, o aperfeiçoamento e a atualização científica dos membros, em conjunto com as diretorias de formação;  Organizar o cronograma das atividades científicas; Promover a criação, organização e coordenar a Comissão Científica permanente; Representar a Diretoria, ou delegar a outro membro da Diretoria tal representação, nas comissões organizadoras de eventos científicos em que a Associação participar; Promover, juntamente com o Diretor de Tecnologia da Informação, o intercâmbio e o relacionamento da Associação com outros organismos de caráter científico; Expedir certificados, assinando-os juntamente com o Presidente; Auxiliar o Diretor de Comunicação a desenvolver as relações da Associação com entidades congêneres; Traçar as diretrizes gerais para as publicações da Associação e promover o desenvolvimento, qualificação e desenvolvimento das que existirem; Coordenar os eventos científicos, quando não forem coordenados pelo Presidente. 

Ampliar a inclusão da MFC no ensino acadêmico, no internato e proporcionar orientação para as ligas acadêmicas. Colaborar com os Diretores e Comissões da SBMFC em assuntos relacionados à graduação de estudantes de medicina; Apoiar o fortalecimento do ensino da APS e da MFC nos cursos de graduação em Medicina do Estado de São Paulo, colaborando com a formação do médico geral; Apoiar a criação, expansão e qualificação das Ligas de Medicina de Família e Comunidade e outras ligas relacionadas a APS; Fomentar o intercâmbio de estudantes de medicina do Estado de São Paulo em estágios de MFC e APS; Estimular a produção de informações sobre o ensino da APS e da MFC nos cursos de graduação de medicina no Estado de São Paulo; Fomentar pesquisas científicas e a elaboração de diretrizes sobre o ensino de graduação em APS e MFC VII. Realizar encontros e cursos para a capacitação docente e preceptores de graduação em MFC e de APS; Promover fóruns sobre o ensino da APS e da MFC no Estado de São Paulo; Representar a APMFC na Associação Brasileira de Educação Médica. 

Promover ações que visem manter a ética e a dignidade do exercício profissional da especialidade, no emprego público ou privado, na prática liberal ou em qualquer outra forma de trabalho; Colaborar com os Diretores e Comissões da SBMFC que sejam pertinentes à área de exercício profissional, fiscalizando, no estado de São Paulo, o cumprimento das decisões a respeito que sejam oriundas da SBMFC ou destas comissões; Trabalhar em conjunto com as diretorias de formação; Dialogar em conjunto com o Conselho Regional de Medicina de São Paulo para efetivação, sendo o indicado da APMFC para a câmara técnica; Dialogar com os sindicatos médicos do Estado de São Paulo, não necessariamente tendo representatividade nos sindicatos; Articular em conjunto com o “diretor de pesquisa” a produção e análise de dados do exercício e organização da Atenção Primária à Saúde no Estado de São Paulo, tanto no âmbito público quando no âmbito de Saúde Suplementar.

Colaborar com os Diretores e Comissões da SBMFC em assuntos relacionados aos programas de residência de MFC; Apoiar a expansão e qualificação dos programas de residência em MFC; Participar e auxiliar na certificação e acreditação dos programas de residência em MFC no Estado de São Paulo; Produzir e manter dados atualizados sobre os programas de residência em MFC no Estado de São Paulo; Realizar encontros e cursos para a capacitação docente e preceptores de residência em MFC; Representar a Associação junto a Comissão Estadual de Residência Médica;  Promover fóruns sobre programas de residência em MFC no Estado de São Paulo.

Colaborar com os Diretores e Comissões da SBMFC em assuntos relacionados à pesquisa e pós graduação Stricto Sensu; Apoiar a expansão e qualificação dos programas de Mestrado e Doutorado em APS e MFC; Estimular a produção científica em serviços de APS promovendo a articulação ensino-pesquisa-serviço-comunidade; Buscar parcerias institucionais e fomentar a produção científica em APS e MFC; Promover fóruns e encontros de pesquisadores e programas de pós graduação Stricto Sensu em APS e MFC no Estado de São Paulo.

Publicar e manter a página eletrônica da Associação, juntamente com o Diretor de Comunicação; Promover e se responsabilizar por listas de correio eletrônico, grupos de discussão e elementos afins; Organizar e se responsabilizar pelo banco de dados eletrônico da Associação; Auxiliar o Diretor Financeiro no acompanhamento da adimplência ou inadimplência de membros; Divulgar as ações da Associação, juntamente com o Diretoria de Comunicação, buscando o contínuo aprimoramento da imagem da entidade e da especialidade; Promover, juntamente com o Diretor Científico, Diretor de Formação, Capacitação e Titulação e Diretor Residente, o intercâmbio e o relacionamento da Associação com outros organismos de caráter científico; Auxiliar o Diretor científico a traçar as diretrizes gerais para as publicações da Associação e promover o desenvolvimento das que existirem; Auxiliar o diretor Cultural e de Divulgação a desenvolver as relações da Associação com entidades congêneres. 

Estimular a criação de Núcleos Regionais dentro do estado de São Paulo onde sejam previstos e ainda não existirem; Promover a integração entre os Núcleos já existentes; Fomentar a aproximação da Medicina de Família e Comunidade com as outras especialidades médicas, assim como com os outros profissionais da área da saúde; Auxiliar tecnicamente o funcionamento dos Núcleos Regionais; Juntamente com o diretor científico apoiar os eventos locais; Ser responsável pela coordenação, organização, expansão e interiorização da medicina de família e comunidade no Estado de São Paulo. 

Representar e pautar as demandas dos MFC que atuam na Saúde Suplementar; Avaliar o processo de contratação e trabalho na Saúde Suplementar juntamente com a diretoria de exercício profissional; Acompanhar a inserção da especialidade dentro dos planos de saúde, apoiando e orientando os princípios da Atenção Primária à Saúde em âmbito de Saúde Suplementar; acompanhamento em conjunto com o diretor de residentes das residências no Saúde Suplementar; Promover os espaços de discussão do tema dentro dos eventos da APMFC.

Representar o movimento estadual dos médicos residentes de Medicina de Família e Comunidade; Integrar os residentes dos diversos Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e ser o representante desse movimento com a APMFC; Incentivar os programas não credenciados a CNRM que o façam, cumprindo a resolução a resolução vigente; Articular em conjunto com a diretor. de pós estratégias para boa prática e formação dos residentes nos programas. do Estado de São Paulo. 

Entre em contato conosco

Responda o formulário abaixo caso queira deixar uma mensagem de contato.

Presidente

Lucas Gaspar Ribeiro

Graduado pela FMRP-USP; Residência pelo HC-FMRP-USP; título de especialista em MFC pela SBMFC. Mestre em Saúde da Família pela FMB-Unesp. Doutorando em Clínica Médica pela FMRP-USP. Diretor de Residência Médica pela SBMFC Lattes: http://lattes.cnpq.br/2063683261885932

Vice-Presidente​

Amanda Arlete Ribeiro Firmino

Médica pela PUC Campinas.    Residência médica em Medicina de Família e Comunidade pela USP.

Atualmente é docente da Universidade Anhembi Morumbi campus SJCampos e médica de família na saúde suplementar com ênfase em telemedicina. 

Uma das coordenadoras do GT de Saúde da População Negra da SBMFC.

Secretária-Geral​

Karla Cristina Monteiro da Silva

médica pela Faculdade  de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pela Estância Balneária de Praia Grande. Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela SBMFC. Professora Preceptora na Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Coordenadora Geral do Waynakay Brasil 2019-2021 e Coordenadora Regional de Intercâmbios do Waynakay Latino América. Pós-Graduanda no MBA de Gestão, Inovação e Serviços de Saúde pela PUCRS. Diretora Clínica da Hihope Saúde Clínica de Família. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9757387009586174 

Diretor Administrativo e Financeiro​

Iury Nascimento Duarte

Médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, com residência em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP. Atualmente trabalha como médico pela Prefeitura Municipal de Araraquara e como preceptor do internato do curso de medicina da Uniara. Diretor Financeiro da APMFC.

Diretoria Científica​

Ugo Caramori

Médico de família e comunidade, especialista em Medicina Preventiva e Social e mestrando em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fellow Associado da AMEE (Associação Europeia de Educação Médica). Atua na Rede de Atenção Psicossocial de Campinas através do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira.

Diretoria Científica Adjunto​

Natália Teixeira Henke

Médica pela Universidade Estadual Paulista, com residência em Medicina de Família e Comunidade pela Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande e pós-graduanda em Medicina Paliativa pelo Instituto Paliar. Atualmente trabalha como tutora da graduação e do internato da Faculdade de Medicina da USP e como docente da graduação em medicina na UNISA. Diretora científica da APMFC.

Diretoria de Graduação​

Adriana Aveiro Ventura

Médica pela Universidade Estadual Paulista, com mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista e titulada pela SBMFC em Medicina de Família e Comunidade. Atualmente trabalha como médica na Estratégia de Saúde da Família de Araraquara, é preceptora do internato e da residência em Medicina de Família e Comunidade do mesmo serviço. Exercendo atividade na  Diretora de Graduação da APMFC.

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu​

Andréa Tenório Correia da Silva

Médica de Família e Comunidade. Tem mestrado, doutorado (estágio na Columbia University – Mailman School of Public Health – New York, sob supervisão do Prof Ezra Susser) e pós-doutorado pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). É professora do curso de medicina da Faculdade de Medicina Santa Marcelina e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Atenção Primária. É professora adjunta do Depto. de Saúde Coletiva da Faculdade Municipal de Medicina de Jundiaí. Professora colaboradora do programa de Pós-graduação stricto sensu em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP.

Diretoria de Residência Médica​

Renato Cesar Vaz Guimarães

Diretor de Residência Médica da APMFC, preceptor PRMMFC de Praia Grande. 

Diretoria de Exercício Profissional e Mercado de Trabalho​

Ana Paula Andreotti Amorim

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2007). Atualmente é médica de ensino e pesquisa do Programa de Atenção Primária à Saúde da FMUSP. Tem experiência na área de saúde da população LGBTI+, violência contra a mulher e controle social do SUS e, por isso, integra também o GT de Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos da SBMFC; o GT de Mulheres na MFC da SBMFC; a diretoria da Associação Brasileira Profissional pela Saúde Integral de Pessoas Travestis, Transexuais e Intersexo (ABRASITTI) como presidente; o Comitê Técnico Municipal de Saúde Integral de Pessoas LGBTI+ de São Paulo; e dá apoio para diversas instituições que discutem e organizam a saúde de pessoas LGBTI+.

Diretoria de Comunicação​

Denize Ornelas Pereira Salvador de Oliveira

Médica de Família e Comunidade e Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Curso de Medicina da Universidade Nove de Julho. Diretora de Comunicação da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (2020-2022). Participa do coletivo NegreX de médicas, médicos e estudantes de medicina negros e do Grupo de Trabalho de Saude da População Negra da SBMFC.

Diretoria de Integração Natalia Cristina Araújo de Oliveira ​

Natalia Cristina Araújo de Oliveira

Graduada na Faculdade de Ciências Médicas de Santos – FCMS (2010-2015) Residência em Medicina de Família e Comunidade pelo PRMFC de Praia Grande (2017-2019) Atualmente sou médica assistente e preceptora na Prefeitura de Praia Grande.

Diretoria de Saúde Suplementar​

Larissa Olm Cunha

Médica de Família e Comunidade. Especialização em Preceptoria Médica pelo HAOC (2019) e UNASUS/UFCSPA (2018). Referência Técnica na Clínica Einstein Parque da Cidade e Médica Programas Governamentais do HIAE.  Supervisora no Programa de Residência em MFC do Hospital Israelita Albert Einstein. Mestranda na UNIFESP. Ex-supervisora do Programa Mais Médicos na região do Vale do Ribeira (2018) e Guarulhos (2019).

Diretoria Suplente 1​

Roberto Jaguaribe Trindade

Graduação pela Escuela Latinoamericana de Medicina – Cuba. Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela SBMFC. Pós-graduação em Pediatria Clínica pelo CAEPP-ICr. Preceptor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do Hospital Santa Marcelina. Professor da Faculdade Santa Marcelina.

Diretoria de T.I.​

Thiago Luccas Correa dos Santos Gomes

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (2004). Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/SMS São Carlos. Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela SBMFC/AMB. Mestre em Ensino em Saúde pela Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA (2015). Médico cooperado UNIMED Marília.