Quem somos
A Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade – APMFC reúne os médicos e médicas de família e comunidade do Estado de São Paulo. Ela tem como objetivo unir profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde – APS do nosso Estado em um espaço de ampla discussão dos diversos aspectos da nossa especialidade, desde a relação com a pessoa que busca ajuda dentro dos consultórios em atendimentos clínicos individualizados, até aspectos relacionados à conduta profissional cientificamente embasada, passando pelas condutas e rotinas e a organização dos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde – SUS e na Saúde Suplementar.

Conheça mais sobre nossos objetivos
Os objetivos da APMFC, definidos e estipulados por meio do estatuto vigente são:
Objetivo 1
Promover o desenvolvimento da especialidade médica e o intercâmbio científico, técnico, cultural e social entre os profissionais da mesma e de áreas afins que exerçam a sua profissão no Estado de São Paulo.
Objetivo 2
Promover e fomentar estudos sobre a especialidade, sob a forma de cursos, simpósios, conferências, congressos, investigação científica e atividades correlatas.
Objetivo 3
Promover o aperfeiçoamento técnico e educação continuada e permanente dos Médicos de Família e Comunidade.
Objetivo 4
Colaborar com as entidades congêneres e demais entidades, quando solicitado, em assuntos pertinentes à Medicina de Família e Comunidade.
Objetivo 5
Contribuir dentro do seu escopo com autoridades governamentais em assuntos pertinentes à Medicina de Família e Comunidade, à Estratégia Saúde da Família, à Atenção Primária em Saúde e áreas afins.
Objetivo 6
Defender os princípios, diretrizes e a qualificação da Atenção Primária à Saúde, no Sistema Único de Saúde, tanto no âmbito público quanto na Saúde Suplementar.
Objetivo 7
Contribuir dentro do seu escopo e possibilidade com ações de melhoria das condições de saúde da população do Estado de São Paulo, de acordo com os princípios e diretrizes determinados pela especialidade pela SBMFC.
Objetivo 8
Colaborar com entidades da sociedade civil e movimentos sociais em assuntos pertinentes à Medicina de Família e Comunidade, à Estratégia Saúde da Família, à Atenção Primária em Saúde e áreas afins promovendo inclusão e equidade social de grupos inviabilizados e negligenciados.
Conheça a nossa história
A Sociedade Paulista de Medicina de Família e Comunidade foi fundada em 30 de janeiro de 2002, por meio de assembleia geral de constituição.
A fundação da entidade foi fundamental para garantir a defesa e promover a Medicina de Família e Comunidade no Estado de São Paulo, a partir das representações em âmbito municipal, a partir dos representantes locais.
São Paulo é o maior estado em número de médicas e médicos de família e comunidade atuantes em todo o país. Segundo a demografia médica do Conselho Federal de Medicina, divulgada em dezembro de 2020, dos 7.149, 1.228 atuam no estado.
Esse número deve-se a vários fatores. Entre eles, a concentração de escolas de formação em medicina, e também a concentração de postos de trabalho em diversas frentes: saúde pública, suplementar, privada e centros de pesquisas e ensino.
O primeiro evento oficial da APMFC, na época ainda a SPMFC, foi realizado em 2004, nomeado como Encontro Estadual de Medicina de Família e Comunidade, na cidade de Campinas, interior do Estado, com a presença de mais de 45 pessoas. Desse ano até 2021, a Associação se consolidou como organizadora de grandes eventos e congressos sobre a MFC.
O último, Congresso Sudeste de Medicina de Família e Comunidade, contou com a presença de mais de 2000 mil pessoas, em 2018, no Memorial da América Latina, um dos maiores centros de eventos da capital paulista.
A mudança de nome de Sociedade Paulista de Medicina de Família e Comunidade para Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade foi realizada em 2004, durante Assembleia Extraordinária realizada dia 24 de maio do mesmo ano.

Entre em contato conosco
Responda o formulário abaixo caso queira deixar uma mensagem de contato.